domingo, 24 de janeiro de 2010

A's indefiníveis.

Hoje mesmo disse que era quase que impossível definir o Amor. Defendia que definí-lo era como privá-lo de significado, subtraí-lo em essência e reduzir toda a grandiosidade de sua existência. Até me lembrei de uma frase de Machado que tinha visto há pouco: "A melhor definição de amor não vale um beijo de moça namorada". E não deixo de concordar com uma só palavra. Porém, chego a uma mais revoltada conclusão: mais indefinível que o Amor, é a Agústia.
Angústia (latim angustia, -ae, estreiteza, contrariedade, aflição)
s. f.
1. Estreiteza.
2. Grande aflição acompanhada de opressão e tristeza.

O próprio dicionário só consegue "definí-la" usando outros sentimentos. O problema é que nem mesmo sei se a dita cuja é realmente um sentimento. Ou será um simples mal estar? Não sei ao certo quando a sinto. Tudo é presunção. Odeio presumir. Só de não saber com exatidão já fico angustiado.
Será então que esse sentimento se resume a isso? Ódio, raiva? AAaaaaaaaaaaaaaaa
Não, não. Esses são muito simples. E facilidade, isso eu sei com certeza, é algo que não cabe a mim.
Mas essa tal de Angústia está sempre ao meu lado. As vezes sai pra dar uma volta, chega a ficar dias sem aparecer nem dar notícias. Mas o bom filho à casa sempre retorna. E esse mal estar, esse nó no peito, essa âncora no esôfago vêm com ela.
Fico limitado a sentí-la somente. E se tento definição sou castigado com sua presença mais intensa. O Amor não aumentava quando tentava definí-lo. A Angústia, no entanto, é desprovida de limite superior.
Desisto, então, aqui. E acho que, na verdade, não haja necessidade de definição. Tanto o Amor quanto a Angústia são sentimentos que não há quem explique e ninguém que não entenda.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente são duas palavras indefiníveis! Só podemos senti-las! :) Mas não vim falar o que eu penso do assunto.. Vim dizer q achei o texto muito bom! Reflete bem o que sente, sem muitas palavras e com palavras bonitas, mesmo se falando de uma coisa ruim.. Contraditório né? rs Mas okay! Parabéns! :) gostei do seu texto.. assim como gosto muito d vc! ^^ Beijo!

Caio disse...

eu acredito que não exista definição realmente pro amor!

Porém também defendo que não seja um sentimento e sim uma decisão!

Pois é por essa decisão que você suporta passar por angustias e todas as outras situações que o AMOR possa fazer você passar!

Isa Holsbach disse...

permita que o amor supere a angústia em seu coração!

Anônimo disse...

E como definir se já nos toma todo o tempo sentir?
Um brinde ao poeta.